Algumas dicas para quem quer começar...
Segurança
Eu tenho um conceito de segurança que pode ser um pouco polêmico:
Acho que se você precisa ficar pensando muito nas regras de segurança como algo obrigatório ou imposto durante um esporte perigoso, é porque não está suficientemente treinado.
Não são portanto regras pois delas a prefeitura se encarrega.
Veja em
http://www.nightbikers.com/bicicleta/codigo.htmAs providências devem ser quase naturais devem estar “óbvias” para você
(inclusive para curtir mais o passeio).
A forma mais segura de pedalar pela cidade na minha opinião portanto é treinar
mais e sempre. Na dúvida prefira um lugar mais seguro mesmo
(como um parque fechado e estradas de terra de pouco movimento).
As minhas dicas do que deve ser treinado e assimilado não devem ser vistas como
regras mas como algo que se percebe andando por aí.
01 Ande ligeiro
Não precisa andar como um louco mas ande rápido pois a diferença de velocidade entre o ciclista e os carros representa um dos maiores perigos.
Quando você está acompanhando a velocidade de um carro em cerca de 25 a 35 km/h nas ruas e avenidas com trânsito lento o motorista o vê como um veículo pois você está sinalizado, ocupando a rua e rápido como ele.
Quando o fôlego diminuir caia imediatamente para a direita e claro, dê a preferência ao carro: não queira disputar espaço com um ônibus de três toneladas!
Falo que depende de treino pois os sentidos serão treinados entre eles principalmente a capacidade de visão periférica e a audição.
02 Imponha respeito
Sinalize com firmeza! Por lei o ciclista tem permissão de trafegar na rua o que não significa obviamente atira-se na frente dos veículos. Use as mãos como Seta e Assobio ou buzina.
Chame a atenção do motorista e procure entender o que o carro da frente ou de atrás vai fazer, não tente advinhar mas estaja absolutamente atento ao movimento do trânsito, as setas e as preferências.
Nunca desafie um motorista principalmente sozinho, ele pode por exemplo estar armado!
Eu já me meti em confusão com um motorista em função de uma fechada e mesmo com razão me arrependi: não vale a pena se irritar. O convívio com os carros é inevitável, pois pelas calçadas: simplesmente não é possível pedalar por elas entre buracos desníveis e pedestres desatentos.
Muitíssimo cuidado também com carros estacionados, um deles pode ter a porta derrepente sendo aberta na sua frente.
Evite andar nos corredores junto com as motos, isso requer enorme experiência e cuidado.
Só o faça em situações seguras, onde os carros andam devagar e em fila indiana.
Os ônibus e motoqueiros costumam ser meio “intolerantes” portanto haja sem desafiá-los com simpatia, peça permissão de passagem ou se for o caso conceda-a. Prefira advertir um motorista ou pedestre com educação ao xingá-lo.
03 Não “relaxe”
Infelizmente, pedalar na cidade não é exatamente uma atividade “relaxante” a não ser que você esteja muito acostumado. Esqueça walkmans e I-pods, você precisa dos ouvidos e 100% da atenção o tempo todo.
04 Roupas e Sinalização
Esqueça um pouquinho também a moda, mesmo que você se sinta estranho, use óculos de proteção e capacete. Se você quer pedalar de chapelão de mexicano, uma praia seria o lugar mais adequado.
Use também roupas próprias para ciclismo como por exemplo uma camiseta “dry-fit”ou blusas de cores fortes. À noite o farol dianteiro e a lanterna traseira são indispensáveis.
Um bom lugar para comprar estes itens é a loja Decathlon em São Paulo e Campinas:
http://www.decathlon.com.br/Como treinar então?
A dica é começar participando de grupos de pedalada que organizam passeios para iniciantes por exemplo, o Sampa Bikers é um dos mais completos com mais dicas de manutenção e até de postura sobre a bicicleta, além de roteiros turísticos e principalmente: circuitos urbanos feitos através de passeios noturnos como o “nignt bike” ou de fins-de-semana que são perfeitos para entrar de cabeça nesta atividade.
Se você pretende usar a bicicleta como transporte, um bagageiro traseiro vale a pena para levar uma mochila com as coisas do trabalho e evite peso nas costas que tiram a sua mobilidade.
É isso aí! Dicas de quem já rodou bastante por aí!
Abraços
Renato